
Com a devida autorizaçao de Ana Rita Damas de Oliveira filha do maior simbolo do nosso Sporting Clube de Portugal aqui publico o seu discurso no evento Rugidos do Leao na Batalha e que mais uma vez passou ao lado visto ser uma critica implicita ás ultimas direcçoes do nosso clube.
Fica ao vosso criterio opinar ou nao eu tenho a minha opiniao formada mas escuso me de a dizer porque o discurso fala por si e para criticar esta e outras direcçoes ja tenho motivos que cheguem
aqui vai.
Exmos Sportinguistas,
Gostaria de começar por agradecer o convite que me foi endereçado e á minha mãe para participar , neste grande evento Sportinguista. Mais ainda quando a figura e o bom nome do meu pai foi mais uma vez evocado de forma tão sentida.
Já muito foi escrito e dito sobre o impacto do desaparecimento físico do meu pai, gostaria no entanto de aproveitar esta grande oportunidade e lançar aqui um desafio a todos vós
- Porque será que a partida do meu pai teve tanto impacto?
- Porque será que o minuto de silencio no estádio Alvalade XXI e agora aqui repetido, foi tão emocionante?
- Porque será que tantas instituições lhe têm feito contínuas homenagens?
......Será pelo seu curriculum Nacional e Internacional?
.......Será por ter feito 743 jogos com a camisola do Sporting? ...imagine-se quantos mais teria feito se, aquando do seu regresso de Espanha , tivesse ido directamente para o Sporting?
Estou certa de que concordarão comigo,..... foi concerteza pelas suas grandes qualidades humanas e pelos valores que sempre pautaram a sua vida : A Honestidade, a Verdade, a Justiça , a Humildade... foram estes os valores que ao longo da sua curta vida, nos foi passando de forma clara e inequívoca, e que muito contribuíram para a minha formação humana.
Quando falamos de Valores, de Qualidades, não basta parecê-lo, é preciso sê-lo!
Não basta tentar parecer ser Sportinguista, é preciso sê-lo, e ter amor pelo clube. Também neste aspecto o meu pai mostrou e demonstrou o grande Amor que tinha pelo Sporting, clube onde se iniciou aos 5 anos como, praticante de ginástica!
Sempre que o Sporting o quis, o meu pai disse presente!
Foram as Qualidades e os Valores que acima referi que fizeram do meu pai um ídolo não só dos Sportinguistas mas dos desportistas em geral.
Será que foi esta sua grandeza que incomodou muita gente????
Não bastava dizer-se que Vítor Damas nunca deveria ter saído do Sporting,.... era preciso faze-lo!... no entanto, a verdade é que o clube do seu coração o despediu, e não uma, mas sim 2 vezes... a ultima das quais em carta enviada para nossa casa , invocando ... redução de efectivos...... o meu pai nem sequer mereceu que lhe tivessem dito cara a cara....... os sportinguistas julgarão aqueles que assim decidiram.....
E os Sportinguistas sabem e percebem as diferenças entre o ser e o parecer!
O meu pai disse um dia “ Prefiro morrer teso e desgraçadinho que pisar a passadeira desenrolada pelos serviçais”
Uma coisa vos garanto,
...O meu pai não morreu teso...
....Nem desgraçadinho....
.....e não estendeu a passadeira aos serviçais...
Muito poucos se podem gabar disso!!!
Transcrevo aqui as amáveis palavras da escritora Rita Ferro ( sua adversária no concurso do jornal Expresso )
Os ídolos são os que o povo adora e o resto é conversa!
Ao Sporting, ao grande Sporting como Instituição irá concerteza continuar Digno e merecedor de todo o nosso amor e dedicação clubista.
Mais uma vez, muito obrigado a todos eu. Eu e a minha mãe tivemos enorme prazer e emoção em partilhar com todos vós a grata sensação de ser sportinguista!
Bem hajam todos aqueles que apoiaram e acarinharam o meu querido Pai!