terça-feira, outubro 31, 2006

Para mais logo... fundamentalmente tranquilidade!

Força SPORTING!!!!!!!!!

Where Eagles Dare


It's snowing outside, the rumbling sound
of engines roar in the night
The mission is near the confident men
are waiting to drop from the sky

The Blizzard goes on, but still they must fly
No one should go where eagles dare

Bavarian Alps that lay all around
They seem to stare from below
The enemy lines a long time passed
Are lying deep in the snow

Into the night they fall through the sky
No one should fly where eagles dare

Their closing in, the fortress is near
It's standing high in the sky
The cable car's the only way in
it's really impossible to climb

They make their way, but maybe too late
They've got to try to save the day

The panicking cries, the roaring of guns
Are echoing all around the valley
The mission complete, they make to scape
Away from the Eagles Nest

They dared to go where no one would try
They chose to fly where eagles dare
Iron Maiden-Piece of Mind-1983

sexta-feira, outubro 27, 2006

Buba 3 Sporting 3

O jogo acabou ha momentos e eu não quero acreditar no resultado..... Os comentadores falam de jogo fabuloso , pois eu falo de um jogo de merda do sporting. Vou começar pelo treinador. Tenho para mim que P.Bento têm vindo a falhar redondamente nos onzes iniciais. Dá sempre 45 minutos de avanço e depois têm que emendar a mão e põem em causa toda a estrutura da equipa.
A equipa apesar de trocar bem a bola não joga como tal . Ha muito bom jogador a jogar para si proprio e não para a equipa. Falta inteligençia a muito jogador e ha jogadores que não têm classe para representar a camisola verde e branca. Ricardo não dá confiança á equipa. Os centrais hoje estiveram horriveis no jogo aereo. Terrivel sofrer 3 golos de um defesa. No 2 e terceiro golo só mesmo uma equipa de iniciados sofre um golo daqueles. Tonel andou o jogo todo mais interessado em discutir do k jogar á bola . Os niveis de concentração da equipa roçam o ZERO ! exemplos? 2 golo....Nani e Tello em vez de afastarem a bola como qualquer jogador normal trocam entre si até fazerm falta.....Jardel cabeceia sozinho !!!!!!!!Na area !!!!! 4-5 jogadores parados dentro da area a ver jogar.
No terceiro golo alecs e companhia ficam a ver jogar enquanto estão 3 !!!! jogadores do Beira Mar ao 2 poste!!!!! Uma equipa que quer ser campeã não pode desperdiçar duas vantagens nos ultimos minutos .E não venham com a desculpa que são miudos. A defesa é composta por jogadores com mais de 25 anos e com experiencia. Tenho para mim que quem quer ser cmapeão não pode ter jogadores emprestados no plantel...... Alecs , Bueno e Rogmanoli já tiveram as suas hipoteses e não tiveram rendimento....e se não serviam para Cruzeiro , Psg e Vera Cruz respectivamente. Por ultimo e regressando a P.Bento deixe se de brincadeiras e passe a apostar no melhor onze. Tenho para mim que hoje não jogou a melhor equipa possivel de inicio. E dote de concentraçao e competitividade objectiva na equipa. Há jogadores que não jogam entre eles e ter jogadores a fazerem remates a 40 metros e da linha final não lembra o diabo. Estou desapontado. Mais uma vez desperdiçamos hipoteses de nos isolarmos. Ricardo não faz uma defesa como vêm nos livros. Hoje mais uma vez saiu sem levantar o joelho como um gr normal faria. Abel desapareceu como jogador....não ataca , defende mal ....uma miseria . E seria bom que Yannick compreende se o conceito de equipa....... A minha vontade era por toda a gente a correr na mata durante horas mas como amanha já nem se lembram e nós os adeptos que vão andar com azia a semana toda.
Saudações leoninas

quarta-feira, outubro 25, 2006

Parabéns

Apesar da desconfianca inicial, que o afastamento do país potenciou, passados 4 anos devo confessar que os servicos prestados pela Ofensiva ao ideal Sportinguista (ao verdadeiro) já nao podem ser negados.

É muito provavel que daqui a uns tempos venha a conhecer melhor a sua realidade, que mais nao seja numa óptica de troca de ideias sempre salutar.

Enquanto isso nao acontece, daqui endereco votos de felicidades à equipa da Ofensiva e ao Pedro Branco de forma especial, desejando que os aniversários se possam repetir por muito tempo.

Abraco a todos!

A ave rara


Levei dias para retirar a azia. Estou farto de mediocres que assobiam para o lado quando cometem erros e esta ave rara está farta de os cometer. BASTA !
Ricardo não têm estofo de campeão nem fibra de aço para destronar quem dele fala mal. Bastou Baia estar ali num banco pertinho dele e borra se todo. Infelizmente numa semana fez 2 vezes porcaria. O pior é que no plantel não ha sequer um GR de qualidade.
Saudações Leoninas

terça-feira, outubro 24, 2006

Na memória

Aproveitando a iniciativa dos nossos amigos, associamo-nos á homenagem.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Nas pampas

Tenho uma fixacao clara pelo campeonato argentino, que acompanho sempre que posso. Apesar de estar de férias, há quase duas semanas que aproveito todas as ocasioes para "matar saudades", vendo o que posso em directo e depois o que passa em diferido pela noite dentro.

Como foi habitual no passado, aproveito para chamar a atencao para um jogador, que em minha opiniao é actualmente a "estrela" do torneio, aquele que está em melhor forma:

Mariano Pavone, "el Tanque", 24 anos

Proveniente das escolas do Estudiantes de la Plata, é um jogador com uma potência fisica assinalável a que alia uma rapidez estonteante e um remate fácil.

Leva cerca de 150 jogos na Liga, com quase 50 golos marcados. Apesar de nao ser um ponta de lanca no sentido clássico, tarefa que na equipa está reservada a Calderon, já no Clausura de 2005 foi o melhor marcador com 16 golos, sucedendo a Lisandro López.

Está neste momento com 7 golos no Apertura, os mesmos que Silvera, já aqui referido, e o novo puto maravilha do River, Higuaín, que estao todos a um golo dos líderes da tabela.

Há cerca de dois anos falou-se na possibilidade de rumar ao Chile, por empréstimo, em troca de... 50 mil dolares!!!

Resta saber até que ponto a sua forma é uma extensao do bom momento que atravessa o conjunto treinado por Simeone e liderado em campo por Véron.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Pela madrugada...

A ESPN nao dá o jogo em directo, preferindo a outra partida, a dos ultimos, assim que tenho de aguentar até à uma da matina para ver o Sporting-Bayern.

Para fazer tempo aproveito e vou ao Centenário ver o Uruguai-Venezuela e decido também se vejo amanha o Nacional-Paranaense, para a Libertadores.

Quanto ao jogo com os germanicos, parece-me que será decidido pela paciência e pelos meio-campos, assim que se espera que sobretudo Paredes possa ser a arma secreta de Paulo Bento.

quinta-feira, outubro 12, 2006

TV Rural.....


Tenho informações fidedignas que o nosso clube não jogará na reboleira este domingo e o programa de substituição será TV Rural Especial Relvados.
Com um cunho pessoal de Eng. Sousa Veloso e patrocinado pela liga e em directo da Amadora. Vão explicar o porquê de a uma quinta feira e com um relvado por colocar a liga ainda acredita em Pais Natais e denotando uma organização terceiro mundista ainda não marcou o jogo para outro estadio. Se fosse o Benfas lá haveria jogo no Algarve......
Saudações Leoninas

Vergonhoso....

A selecção de Scolari perdeu e bem com a Polonia. Apenas quero fazer uns reparos. Para quando uma convocatoria a serio? Para quando acabar com as birras e caprichos do senhor selecçionador que é pago a peso de ouro apesar de ele ter muito mercado noutros lados? A equipa que se apresentou de inicio era simplesmente VERGONHOSA!! R.Rocha??!!!! O homem nem joga pelo benfas......Triste ver a maneira como , qual passarinho da leziria ataca e cai na bola para o 2 golo. N.Valente??!!! Esta versao Rui Jorge rasca nem no Everton joga !!! Como é possivel k esta mumia jogue como titular no Vice Campeão da Europa e 4 melhor do mundo?
Petit e costinha ....LOL e basta........ Simulão na equipa das quinas é para esqueçer.....Nuno Gomes têm a minha simpatia mas não é bombeando bolas para ele ...o homem não é desse estilo de jogo.
Depois as substituições tardias e desconexas não abonam em favor de Scolari. Mas tenho para mim que o problema fulcral neste momento é a opção de não convocar os melhores em detrimento do chamado espirito de grupo. Denota uma falta de coragem e uma cobardia gritante para alêm de desvirtuar todo ou qualquer real valor da equipa nacional.
Tonel , Quaresma , Abel , Miguelito , Hugo Almeida , João Tomás entre outros têm sistematicamente ficado de fora em detrimento de jogadores acabados ( Costinha) ou com falta de classe gritante que é o caso de Petit , Ricardos Costa e Rocha , N.Valente , Postiga ...etc... Neste momento e apôs o play off dos sub 21 ,q quero ver qual vai ser a opção do brasileiro em relação a jogadores como Moutinho , Veloso , H.Barbosa e Vierinha que e depois de 3 jogos de apuramento podem sem duvida mostrar mais que a cambada que lá têm andado.
Saudações Leoninas

terça-feira, outubro 10, 2006

Repouso

Como vou de férias para o meu outro país, não quis trazer para aqui o comentário às recentes declarações de Madaíl relativas à profissionalização da arbitragem, para não conspurcar o momento tão feliz.

Por isso prefiro trazer algo mais ligeiro e a cheirar a maresia. Mas vou dividir o assunto em duas partes:

- Os cromos

Acho uma ideia excelente a deste benfiquista, que me faz recordar alguns momentos inesquecíveis e outros nem tanto. Algumas das colecções também as tinha e lembro-me bem delas, outras nunca lhes pus a vista em cima.

Há no entanto, como tudo na vida, um senão. É que o Pedro, certamente "vitimado" por essa doença chamada facciosismo, acha quase sempre que os cromos do Benfica são muita bons, enquanto que os desgraçados do Sporting é cada tiro cada melro.

Ora eu até lhe dou razão em alguns casos dos verdes, acho é que as papoilas saltitantes também lá têm cada um que deus nos acuda!!!

- As caricas

No outro blog do Pedro, que só hoje vi, deparei com ESTA preciosidade!!!

Havia tanto para dizer em relação à colecção da Schweppes e das suas 4 equipas (o Belenenses, o Benfica, o Porto e o Sporting), mas não tenho tempo. Com ela se iniciou a GRANDE brincadeira da minha pré adolescência, que incluia dezenas de equipas de vários campeonatos, estádios com espectadores, jornais etc...

E que foi mesmo motivo, em ocasiões, para umas valentes turras intra e extra familiares!!!

Inesquecível!!!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Potencialmente mau

"JOÃO MOUTINHO está a um pequeno passo de trocar de agente FIFA, deixando Carlos Gonçalves para se mudar para Jorge Mendes. Numa altura em que uma das perolazinhas do leão é alvo de atentas observações por parte de gigantes do futebol europeu, a mudança de empresário acontece ainda este mês."

In A Bola online

A confirmar-se a informação, pode ser uma má noticia para quem defende uma permanência de longa duração de Moutinho em Alvalade.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Do bau......

Saber Ganhar

A sabedoria no fenómeno futebolístico, muito sui generis , acaba por demonstrar uma velha máxima, é preciso saber ganhar.

A vitória do Sporting neste campeonato, justíssima, é a conjunção de vários factores inerentes ao futebol pensado, tais como, organização, humildade, inteligência e crença.

Organização que melhora com a entrada da nova administração da SAD para o futebol, profundos conhecedores do clube e do futebol nacional.

Humildade porque essas pessoas de mentalidade ganhadora, pautaram sempre os seus discursos de uma forma convincente, esclarecedora, mas comedida quanto baste.

Inteligência demonstrada em toda a estratégia delineada para que, quer no balneário, quer no campo a probabilidade de êxito aumentasse substancialmente.

Crença fundamentalmente quando os resultados não foram os melhores as palavras de confiança transmitidas aos atletas moralizou-os para os jogos seguintes.

Como Sportinguista tenho que agradecer a estas pessoas que proporcionaram as melhores condições áqueles que foram os grandes responsáveis do título, é claro que me refiro aos jogadores, técnicos e colaboradores nas várias áreas do o futebol.

Considero este o campeonato mais importante de sempre, primeiro pela longa espera e segundo porque foi justo, limpo e elegante, perfeitamente á medida do carisma do Sporting. Clube diferente, sem dúvida.

Uma palavra também para o civismo e respeito pelos adversários que os adeptos do clube demonstraram, apesar dos festejos mais do que justos.

Foi escrita uma das mais brilhantes páginas da história do clube. Parabéns a todos, mas atenção o futuro é já amanhã.

Passo agora para outro campeonato, também emocionante mas muito menos complicado… falo naturalmente da 1ª e única liga, a do Expresso.

Após o comando da equipa ficar a cargo do Augusto Inácio e o acumular de bons resultados atingidos, ajudou e de que maneira a minha recuperação.

Mas não só esse facto foi determinante para a minha chegada ao 1º lugar. Confesso que, de ínicio, atribui pouca importância á minha classificação. No entanto, alguns amigos sublinhavam o facto como estranho, atendendo aos muitos anos de futebol comparativamente á maioria dos meus companheiros do painel.

Tentei perceber o porquê do meu 11º lugar. Durante três semanas estudei a tendência dos resultados de cada um, a sua filiação clubística e a importância da equação pontos + número de golos.

Percebidos estes factores, não digo que foi fácil, até por respeito aos meus companheiros, mas foram fundamentais para a minha ascensão na tabela. Alguma dose de risco também entrou, basta recordar que chego ao primeiro lugar ao acertar no empate do Sporting em Leiria, onde quase todos perderam pontos.

Depois de lá chegar, confesso que fiquei satisfeito, tive o mesmo pensamento que a equipa de futebol do meu clube…. Agora quero o título!

Dentro da relatividade que esta situação representa, quero saudar leoninamente todos os meus companheiros de painel.

Sem ser imodesto julgo ter tido mérito no Saber Ganhar.

Um forte abraço e até ao Jamor!


Vitor Damas

(apos o titulo de 2000 e por ter ganho tambem a liga Expresso)

Já cheira mal.......

Não quero acreditar quando leio hoje que José Antonio vai ser titular no jogo contra o Azerbeijão. Se a descida aos sub21 de João Moutinho e Quaresma ainda percebo , já a embirração de Scolari por certo jogadores ja cheira mal. Que têm Este José Antonio a mais que Tonel? Já para não falar nas abeculas dos Ricardos.....o Rocha e o Costa.
Até agora tenho sempre defendido este seleccionador mas vendo as contas a sua teimosia custou-nos um 1 lugar no europeu e um lugar na final do mundial isto independentemente das excelentes prestações. Houve convocatorias k roçaram o ridiculo em detrimento de jogadores que poderiam ter ajudado muito mais. E não venha com a conversa do grupo. Tonel é um jogador integro e 100 por cento profissional. Tal como Quaresma. Enfim ...........

terça-feira, outubro 03, 2006

É preciso ter paciência

O treinador da União de Leiria foi claro nas suas declarações após o jogo de ontem. Para ele o facto do árbitro ter mostrado dois amarelos antes dos 15' de jogo à sua equipa condicionou-a, dando uma certa "tranquilidade" ao futebol do Sporting.

Ora eu sei que o homem usa relógio, por sinal de generoso tamanho, assumo também que de conceituada marca, pelo que não tem desculpa para ter mentido de forma tão evidente.

Até aos 15' nenhum dos seus jogadores tinha sido admoestado, sendo que só aos 16' foi mostrado o primeiro amarelo. Já a segunda admoestação aconteceu aos 24'.

Se o treinador "emprestado" ao Leiria se continuar a enganar desta forma no comando da sua equipa, parece-me bem que ainda vão sofrer muito lá para os lados do Lis.

Coisas que vi - 5ª jornada

Porto - Grande penalidade não assinalada sobre Lisandro

Sporting - Grande penalidade não assinalada sobre Moutinho, por empurrão; Grande penalidade não assinalada em jogada faltosa de Polga

Benfica - (...)

Braga - Ver Porto

Uma questão numérica

Para a TVI, Liedson e Simão Sabrosa são avaliados de acordo com métodos distintos.

Liedson quebra, com o golo desta noite, um jejum de 5 meses.

Já Simão, curiosamente também de grande penalidade, deixa de estar 136 dias sem fazer balançar as redes.

Dias e meses, ou uma forma curiosa de analisar o mesmo assunto!

Nestas contas nem sequer entra o avançado titular do Porto, isto porque a semana passada Postiga marcou finalmente após cerca de ano e meio sem sentir o "orgasmo", mas foi um "caso" que passou despercebido, porque os olhares estavam, certamente por ser o melhor avançado a jogar em Portugal, no "levezinho".

domingo, outubro 01, 2006

Um futebol diferente

A estreia de um relvado artificial na Liga dos Campeões foi apadrinhada pelo Sporting na ultima deslocação a Moscovo.

Fui apanhado de surpresa pois nem sabia que o estádio Luzhniki, um dos estádios 5* da UEFA, tinha substituido a relva natural por aquele tipo de piso.

É óbvio que o futebol jogado num piso artificial é bastante diferente daquele jogado em relva natural, e sê-lo-á sempre, mesmo com a constante evolução dos pisos sintéticos.

Não sei se será melhor ou pior, não sei se uma futura opção por este tipo de piso, que parece ser uma aposta forte da UEFA, se traduzirá numa melhoria em termos de gestão global do futebol, incluindo as questões económicas que lhe estão subjacentes.

Acho no entanto estranho que a UEFA e/ou a FIFA, que se insurgem contra a utilização de novas tecnologias para auxilio da arbitragem por entenderem que isso desvirtua o futebol, e que fazem da luta pela igualdade competitiva um dos mais importantes principios da sua gestão (a nível publico pelo menos), que no passado elegeram como medida fundamental para defesa do bom futebol a obrigatoriedade deste ser jogado apenas numa superficie, eliminando os antigos pelados e fazendo com que os clubes disputassem as várias competições em termos de igualdade, permitam e incentivem hoje em dia o aparecimento dos relvados sintéticos.

É a própria UEFA que reconhece que é necessária uma mentalização especial para adaptação ao piso, o que mostra claramente que não é com dois ou três treinos que uma equipa habitualmente utilizadora de relvado normal se adapta a esta nova realidade.

Ora isso traduz-se objectivamente num benefício para as equipas que já utilizam os relvados sintéticos, que só seria anulado se hipotéticamente metade das equipas de uma determinada competição utilizassem a relva natural e a restante metade a relva artificial, ou então que todas as equipas utilizassem um piso ou outro.

No fundo esta é apenas uma incoerência mais dos orgãos que tutelam o futebol, muito semelhante à que permite, nas competições sul americanas, as equipas da Bolivia (sobretudo estas) disputarem os seus jogos na altura (no caso das equipas de La Paz a mais de 3.600 mts de altitude), aproveitando esse facto para obter um benefício extra desportivo em relação aos seus adversários.